Empresários vislumbram em franquias oportunidades de crescimento de mercado

Empresários vislumbram em franquias oportunidades de crescimento de mercado

Chuflé Churros, de Criciúma, aposta na expansão da marca

Com faturamento de R$ 151 bilhões e crescimento de quase 8,5% no último ano, o mercado de franquias influencia também os empreendedores do sul de Santa Catarina. O empresário criciumense Felipe Bianchini, depois de estudar detalhadamente, desenvolveu o conceito de um espaço gourmet especializado em churros e acabou por antecipar a ideia de implantar uma franquia.

Com dois anos de atuação e evolução a cada mês, Bianchini pretendia aguardar o desenvolvimento da franquia. “Quando tive esta ideia, criamos toda uma identidade de franquia, com registro de marca, mas com projeto mais a longo prazo”, relembra. Entretanto, através de uma oportunidade, surgiu o interesse de outro empreendedor em levar a marca Chuflé para a capital do Paraná. “Instalamos um quiosque em um shopping de Curitiba e a intenção é levar o projeto para outros municípios”, complementa.

 

Criação de franquia

O processo de desenvolvimento de uma franquia não é tão simples. Exige contratos de confiabilidade, de uso de marca e de procedimentos. No caso de Bianchini, houve assessoria de uma equipe jurídica. “Precisamos identificar a franquia dentro da Lei de Propriedade Industrial com o projeto arquitetônico das lojas, desenvolvimento de personagens, layouts padrões para trazer eficiência em toda a cadeia de lojas, por exemplo, no caso da Chuflé Churros”, analisa o advogado e Agente da Propriedade Industrial da Apta, Giovani Bertan.

× Precisa de ajuda?