Naming ou nome da marca: o que é e como defini-lo?

Naming ou nome da marca: o que é e como defini-lo?

Um termo muito utilizado no universo empreendedor é naming, ou a definição do nome do negócio. Assim como a determinação das estratégias iniciais, o nome da marca vai exercer um papel fundamental ao distinguir uma companhia de outra do mesmo segmento.

Pensando nisso, a consultora da Propriedade Industrial da Apta Marcas e Patentes, Cláudia Sônego Bertan, estabeleceu cinco passos primordiais para atingir o sucesso:

  • Qual é o meu negócio?

Antes de definir a marca, você precisa identificar quais são os produtos ou serviços a disponibilizar para o mercado, qual a missão a empresa pretende passar na comunidade de atuação e as competências ou vantagens competitivas.

 

  • Brainstorming

O Brainstorming ou uma reunião de ideias com os gestores, colaboradores, amigos e familiares, mesmo em um empreendimento individual, pode ser importante para definir uma série de nomes que pode levar o seu novo negócio.

 

  • Seleção de Nomes

O terceiro momento é de selecionar os nomes mais interessantes, descartando aqueles que não tem tanto apelo comercial.

 

  • Verificar possibilidade de registro

Não adianta definir o naming se não é possível registrá-lo no órgão federal. Por isso, este momento é o ideal de contatar uma assessoria de Propriedade Industrial para analisar se cabe o registro da marca no INPI.

 

  • Verificação de domínios

Outro passo importante. Através do site registro.br o empreendedor pode identificar se o nome do negócio pode ser registrado via domínio do site.

 

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