Naming ou nome da marca: o que é e como defini-lo?
Naming ou nome da marca: o que é e como defini-lo?
Um termo muito utilizado no universo empreendedor é naming, ou a definição do nome do negócio. Assim como a determinação das estratégias iniciais, o nome da marca vai exercer um papel fundamental ao distinguir uma companhia de outra do mesmo segmento.
Pensando nisso, a consultora da Propriedade Industrial da Apta Marcas e Patentes, Cláudia Sônego Bertan, estabeleceu cinco passos primordiais para atingir o sucesso:
- Qual é o meu negócio?
Antes de definir a marca, você precisa identificar quais são os produtos ou serviços a disponibilizar para o mercado, qual a missão a empresa pretende passar na comunidade de atuação e as competências ou vantagens competitivas.
- Brainstorming
O Brainstorming ou uma reunião de ideias com os gestores, colaboradores, amigos e familiares, mesmo em um empreendimento individual, pode ser importante para definir uma série de nomes que pode levar o seu novo negócio.
- Seleção de Nomes
O terceiro momento é de selecionar os nomes mais interessantes, descartando aqueles que não tem tanto apelo comercial.
- Verificar possibilidade de registro
Não adianta definir o naming se não é possível registrá-lo no órgão federal. Por isso, este momento é o ideal de contatar uma assessoria de Propriedade Industrial para analisar se cabe o registro da marca no INPI.
- Verificação de domínios
Outro passo importante. Através do site registro.br o empreendedor pode identificar se o nome do negócio pode ser registrado via domínio do site.