Como é possível calcular o valor da minha marca?

Como é possível calcular o valor da minha marca?

Especialistas trazem direcionamento para quem deseja mensurar

               

Segundo Phlip Kotler, fenômeno mundial em livros sobre Marketing, as estratégias e canais utilizados em Comunicação valorizam a construção de marcas. “As empresas que controlam as marcas são as que detêm o poder”, sintetizou. E com a recessão econômica dos últimos anos e o aumento de fusões e incorporações entre as companhias, saber o valor real de um negócio se tornou fundamental.

Em matéria na Revista Exame, a Farben Tintas, localizada em Içara, foi avaliada em R$ 105 milhões ao considerar o fluxo de caixa descontado e a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro. “No caso da Farben, as marcas registradas, patentes e demais ativos intangíveis colaboram e muito para aumentar o valor de mercado da empresa”, enaltece o Agente da Propriedade Industrial e Advogado da Apta Marcas, Giovani Bertan.

Obrigatória pela Lei 11.101/2005 nos casos de Recuperação Judicial ou Falências, a Avaliação de Marcas agregou outras funcionalidades para os empreendedores. “Tal indicador colabora para participação em licitações, concorrências com exigências e até como garantia na tomada de empréstimos”, relembra Bertan.

 

Como fazer?

Realizada por peritos, juristas e Agentes da Propriedade Industrial, o Laudo de Avaliação da Marca congrega uma análise criteriosa que inicia com a percepção do valor até a lealdade. “É realizado um amplo estudo que define a fidelização dos clientes, a diferenciação de produtos em relação aos outros e análise do posicionamento da marca da empresa. É um diagnóstico que serve como referência e prognóstico para o futuro do negócio”, finaliza.

 

× Precisa de ajuda?