Qual o valor das marcas dos clubes brasileiros?

Qual o valor das marcas dos clubes brasileiros?

O rubro-negro carioca se encontra na frente no estudo anual sobre o futebol brasileiro divulgado pela BDO, empresa de auditoria e consultoria esportiva. Entre outros pontos, ele destaca a receita com patrocínio como fator determinante para que a cifra de sua marca no mercado aumentasse de R$ 1,23 bilhão para o R$ 1,49 bilhão.

O Flamengo é seguido na lista por Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Grêmio entre os cinco primeiros colocados. A maior surpresa ficou por conta do crescimento palmeirense. A equipe alviverde ultrapassou o São Paulo e viu a sua marca saltar em 56,9% na comparação com o ano de 2015, em virtude, sobretudo, da arrecadação obtida a partir de seu estádio, o Allianz Parque.

Outro que também teve a sua valorização explicada com a sua casa própria foi o Grêmio, dono da primeira arena particular do Brasil. Ainda que não tenha tido a situação de compra definida de uma vez por todas, ela teve peso fundamental para que os tricolores se mantivessem à frente do rival Inter. Mais do que isso, acompanhassem a distância que era de R$ 10 milhões aumentar para R$ 50 milhões em 2015.
Ao todo, são 34 clubes analisados no estudo da BDO. A análise realizada pela auditoria chegou à sua décima edição nesta temporada.

O valor das 10 marcas mais caras de equipes:
1 – Flamengo: R$ 1,49 bilhão
2 – Corinthians: R$ 1,42 bilhão
3 – Palmeiras: R$ 1,02 bilhão
4 – São Paulo: R$ 926 milhões
5 – Grêmio: R$ 666 milhões
6 – Inter: R$ 609 milhões
7 – Cruzeiro: R$ 575 milhões
8 – Atlético-MG: R$ 515 milhões
9 – Santos: R$ 448 milhões

10 – Vasco: R$ 444 milhões

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