Número de novas empresas criadas bate recorde em 2017

Número de novas empresas criadas bate recorde em 2017

Índice influencia segmento da Propriedade Industrial

O Brasil registrou até maio somente, mais de 756 mil novos negócios instalados o que representa um crescimento de 10,6% se comparado ao mesmo período de 2016. Os microempreendimentos individuais (MEIs) influenciam quase 80% deste indicador, também recorde segundo indicadores do Serasa Experian.

A explicação dos especialistas é a forma encontrada pelos brasileiros para novas fontes de receita com o aumento do desemprego. Mas além da criação de empresas, outro segmento influenciado é o registro de marcas. No primeiro semestre deste ano o Instituto Nacional da Propriedade Industrial registrou um crescimento de quase 7%.

Em Criciúma, a situação é semelhante. Destaque para os segmentos de indústria, prestação de serviços e principalmente de gastronomia. “Estou há 24 anos no mercado mas tinha interesse em proteger a minha marca. Depois de bem explicado e com a agilidade dos serviços, busquei a contratação”, relembra o empresário Guilherme Colle Nascimento, do restaurante Toca do Casario.

Assim como o Toca do Casario, somente na Apta Marcas e Patentes, o aumento no registro de marcas foi mais de 30% em 2017. “Podemos observar que com o avanço cada vez maior da internet, das redes sociais e aplicativos móveis, o empresário se conscientiza de que a empresa não atua só localmente. A partir do registro, o negócio pode se desenvolver com segurança e alcançar mercados antes inimagináveis”, afirma Sara Campos, consultora da Propriedade Industrial.

 

× Precisa de ajuda?