4 dicas essenciais no processo de criação de franquias

4 dicas essenciais no processo de criação de franquias

Um mercado que não para de crescer mesmo na estagnação econômica. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o segmento evoluiu quase 8,5% no último ano. Mas você sabia que não é qualquer negócio que pode se transformar em uma franquia? Segundo o Sebrae, há a necessidade de se fazer um planejamento bem apurado.

Atualmente, no Brasil, as franquias mais valiosas são em ordem o Mc Donald’s, Croasonho, Gendai, China in Box e Casa do Construtor. Para chegar até este estágio, é preciso antes de tudo idealizar um modelo de franquia a ser adotado, os investimentos, resultados esperados e para a montagem do plano de expansão.

Aliado ao planejamento, a recomendação principal é de que a marca já esteja registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Só assim será possível ter a segurança do processo de expansão. As marcas reconhecidas passam a rentabilizar mais do que comparado ao patrimônio do negócio”, explica o advogado e Agente da Propriedade Industrial, Giovani Bertan, da Apta Marcas e Patentes.

Mas o licenciamento da marca é apenas uma das etapas. Confira os passos a seguir para ter sucesso no processo de criação de franquias:

 

  • Documentação Jurídica

Segundo a Lei 8.955/94, há a necessidade de reunir documentos como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e para obter filiação junto à Associação Brasileira de Franquias.

 

  • Normatização e Manualização

O próximo passo é o processo de normatização através de manuais da franquia em si. Desde o projeto arquitetônico, o sistema de gestão e portfólio de produtos padronizados precisam estar bem esclarecidos.

 

  • Capacidade de Investimento

O empreendedor precisa contar com um capital de giro até criar uma sólida capacidade financeira para investir nas primeiras unidades franqueadas.

 

  • Assessoria ao franqueado

Disponibilizar treinamento, assistência técnica e a coordenação das atividades de marketing, entre outros serviços de apoio são apenas alguns dos itens a oferecer aos franqueados. Tudo isso deve ser previsto no contrato da franquia.

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