Dia da Inovação: montadoras apostam no registro de patentes

Dia da Inovação: montadoras apostam no registro de patentes

No Dia da Inovação, a Apta apresenta a importância do registro de patentes para a Propriedade Industrial de montadoras de automóveis. Mesmo sem ainda apresentar uma ideia de lançamento dos veículos Logan e Sandero, a Renault já protegeu as patentes dos dois modelos.

O Logan 2018 brasileiro terá o mesmo visual do Symbol, nome que o sedã adota no Oriente Médio (foto). A dianteira ganha novo para-choque, entrada de ar maiores e grade frontal modificada. Os faróis não terão LEDs diurnos, assim como o modelo francês. Com exceção dos faróis, as demais alterações foram registradas em patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil.

Para a consultora em Propriedade Industrial da Apta Marcas, Sara Campos, todas as empresas deveriam agir como a Renault.  “Se lançar o produto antes de registrar, alguém pode copiar a sua invenção. Não há como medir e ter a noção do alcance depois de lançar no mercado. Por isso, o interessante é o registro antes mesmo de apresentar para garantir a segurança e a propriedade”, resume.

 

× Precisa de ajuda?