Dia Mundial da Indústria: setor investe na inovação

Dia Mundial da Indústria: setor investe na inovação

Comemorado no dia 25 de maio, o Dia Mundial da Indústria traz a reflexão sobre a necessidade deste setor investir em iniciativas da Propriedade Industrial. Desde o século 18 quando o Império Britânico concedeu o direito de monopólio aos donos de papelaria e livreiros na produção e comercialização de escritos, todos os segmentos principalmente no varejo e indústria têm influência positiva.

A estagnação econômica acaba por incentivar na inovação, desde o registro de marcas, desenho industrial, patentes e segredos de negócio na indústria. “Com a crise, a inovação é acelerada. Todos percebem que é difícil repetir a mesma fórmula, que soluções novas são necessárias e fundamentais para o período”, analisa o Doutor em Economia, Marc Giget. “A pergunta que toda a empresa deve responder é ‘como ir mais longe na satisfação dos clientes? ‘”, complementa.

Segundo o advogado e Agente da Propriedade Industrial, Giovani Bertan, os benefícios são inúmeros para indústrias que investem na inovação. “Ao proteger uma marca, uma ideia ou inovação, o empreendedor transforma seu negócio em algo mais tangível financeiramente e aumenta a competitividade perante os concorrentes”, avalia.

 

Indústrias na região

                No sul de Santa Catarina, indústrias como a construção civil e plástica acabam por inovar com o ingresso da Propriedade Industrial. “Temos exemplos de sucesso de empreendedores que obtiveram um upgrade ao se atentarem com o registro de marcas, que é o primeiro passo”, afirma Bertan.

× Precisa de ajuda?