Dia do Amigo: Como empresas que investem em inovação se formaram?

Dia do Amigo: Como empresas que investem em inovação se formaram?

Considerado o Dia do Amigo, 20 de julho, a data traz uma reflexão de como empresas que iniciaram a partir de uma amizade, desenvolveram-se tanto ao se apoiar na inovação. A partir de dados divulgados, a Apta Marcas e Patentes separou algumas destas empresas de sucesso:

  • Microsoft

Em 1969, Paul, Bill e mais dois estudantes formaram uma empresa que de certa forma seria a semente para o nascimento da Microsoft em 1975. O início desta relação comercial entre Paul Allen e Bill Gates aconteceu na garagem familiar dos Gate. Atualmente, a companhia chega a registrar quase 1.235 patentes por ano, sendo a grande maioria relacionada a aspectos extremamente técnicos de sistemas, como formas de transmissão ou transferência de dados.

 

  • HP

Os amigos William Reddington Hewlett e David Packard conheceram-se na Universidade de Stanford. Depois de adquirir experiência em separado decidiram montar sua empresa na garagem de uma casa na Avenida Addison, em Palo Alto, Califórnia.  Com um capital inicial de 538 dólares começaram a trabalhar em um osciloscópio, o primeiro produto da empresa, em 1938. Atualmente, a HP conseguiu a patente para telas transparentes, por exemplo, tornando-a inovadora para o mercado.

 

  • Apple

 

Surgiu na Califórnia com um garoto de 12 anos chamado Steve Jobs ligou para William Hewlett para dizer que estava construindo um aparelho elétrico.  Junto com Stephen Wozniak, um jovem super talentoso que aos 13 anos tinha construído uma sofisticada calculadora, fundaram uma empresa para investir nessa ideia. Hoje, a Apple está em 11º no ranking pelo registro de patentes no mundo, numa média de 2.100 solicitações ao ano.

  • Google

A empresa foi fundada pelos amigos Larry Page e Sergey Brin enquanto os dois estudavam na Universidade Stanford como doutoramento. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998. O Google tem patentes curiosas registradas com base na inteligência artificial até nas simples inovações. Só em 2013, a cúpula da empresa adquiriu dez patentes por dia do escritório norte-americano de registros.

× Precisa de ajuda?