Por que a indústria investe no registro de design?

 

Por que a indústria investe no registro de design?
A questão da perspectiva estética é fundamental, pois é ela que vai ditar as características visíveis ao público consumidor, ou seja, suas linhas, cores, formatos, entre tantos detalhes. Visto que o mercado consumidor contemporâneo está cada vez mais atrelado à estética e aos detalhes vale a pena investir nesse quesito.

Quando uma empresa desenvolve um produto ela pode pensar em diversos processos de registro, de forma a se proteger amplamente e criar o maior impacto possível no mercado consumidor. Assim, a combinação, por exemplo, de um registro de patente e um registro de desenho industrial é frequente.

O desenho industrial é uma ferramenta extremamente importante, além de proporcionar a diferenciação da empresa em relação à competição existem outros diversos elementos que justificam os registros de design. A proteção contra imitação, a valorização no mercado já que uma empresa com desenhos registrados tende a ser melhor avaliada no mesmo, a
exclusividade, a fonte de valor visto que o próprio desenho pode ser comercializado, gerando royalties pela cessão, entre outros.

“Fazer o registro de embalagens e formatos de produtos como, por exemplo, uma cadeira inovadora de uma loja de móveis é essencial pois a beleza e a funcionalidade de um objeto pode ser o diferencial entre dois produtos com capacidades similares” afirma o Agente da Propriedade Industrial e Advogado, Giovani Bertan.

× Precisa de ajuda?